sábado, 13 de novembro de 2010

S. Martinho e a Química!



"No dia de S. Martinho vai à adega e prova o teu vinho".

A Química é a ciência que estuda as substâncias existentes à nossa volta; é a Química Orgânica que se debruça sobre o estudo dos compostos orgânicos, seguindo as regras da IUPAC (Internacional Union of Pure and Applied Chemistry), como é o caso dos compostos constituintes do vinho. Assim, aqui ficam algumas informações sobre o vinho:
  • foi descoberto pelas civilizações fluviais do Próximo Oriente;
  • é uma bebida alcoólica obtida por fermentação do mosto das uvas;
  • é constituído fundamentalmente por água, álcool etílico, e por cerca de 200 componentes, dos quais se destacam os ácidos orgânicos: málico, tartárico, cítrico, acético, propanóico, carbónico entre outros;
  • alguns ácidos, como o tartárico, o málico e o cítrico não são arrastados pelo vapor de água e constituem a acidez fixa. Outros, como o acético, propanóico e butanóico são voláteis e são responsáveis pela acidez volátil. Os ácidos voláteis são produzidos pelas reacções químicas que ocorrem durante a maturação do vinho. A acidez volátil é um indicador da qualidade do vinho.
  • A determinação da acidez total do vinho pode ser feita por titulação com uma solução padrão de hidróxido de sódio (NaOH) ou de potássio (KOH), usando como indicador a fenolftaleína ou o azul de bromotimol. Esta acidez apresenta um valor relativamente elevado de pH entre 3 e 4. A acidez total exprime-se geralmente em mol de solução de NaOH 0,1 M por litro de vinho ou em gramas de ácido tartárico por litro de vinho.
Fonte: Infopédia



Sem comentários:

Enviar um comentário